As diferenças entre restaurantes americanos e brasileiros

restaurante-tip
As diferenças entre restaurantes americanos e brasileiros

Quem visita Orlando pela primeira vez pode ficar um pouco surpreso com o atendimento dos restaurantes aqui. É que existem algumas diferenças em relação ao Brasil, que podem causar uma certa confusão. Nada demais, somente alguns detalhes que fazem parte da cultura americana e que nós precisamos conhecer para retribuir o bom atendimento da melhor maneira possível.

A primeira coisa que eu estranhei em Orlando e que costuma causar surpresa na primeira visita aos restaurantes é a figura da Hostess. É uma profissional cuja função é receber os clientes e levá-los até a mesa. No Brasil a gente chega e vai sentando. Se o restaurante estiver cheio, a gente pergunta pro garçom onde tem mesa disponível e vai até o local indicado. Eu acho mais prático assim e, até me acostumar, demorou bastante. Sempre tinha uma hostess que ficava de cara feia pra mim porque passei direto por ela rs

Mas agora me acostumei e sigo o costume americano, que é: chegar ao local, falar com a hostess e esperar que ela te eleve até a mesa. Mesmo que o lugar esteja completamente vazio e todas as mesas desocupadas kkkkkk.

Outra coisa interessante é que os restaurantes oferecem refil grátis de bebidas não-alcóolicas. Ou seja, se você pedir uma limonada ou refrigerante, pode pedir para encher o seu copo várias vezes, pagando por apenas 1 pedido.

Refil

Da última vez que recebi amigos brasileiros na nossa casa em Orlando, eles não sabiam dos refis e acharam que o garçom ia cobrar três limonadss, quando na verdade apenas uma viria na conta. Então, se você pediu um refrigerante e está pensando em não pedir outro para economizar, relaxa! Essa diferença cultural eu curto bastante! o/

Por último, vamos falar das gorjetas! Diferente do Brasil, aqui não vem aqueles 10% na conta para a gente pagar no final. Você recebe o valor da refeição mais a taxas e você mesmo adiciona a tip. Ou seja, a gorjeta.

O recomendável é deixar, em dinheiro, entre 10% e 20% do valor da conta. Vale lembrar que os salários fixos das pessoas que trabalham nos restaurantes são super baixos – em torno de U$ 2 dólares por hora, o equivalente a U$ 300 por mês. Sendo assim, eles acabam sendo remunerados pelas gorjetas que recebem pelo bom atendimento. Por isso é cultural nos Estados Unidos dar gorjetas. Ninguém sai sem dar a tip e se você for bem atendido, a gorjeta é a melhor maneira de demonstrar isso.

Se você quiser passar a gorgeta no cartão, deve escrever na conta o valor que você quer que seja debitado. Eu costumo deixar 15% do valor da conta, que é uma boa média. Se o atendimento não for muito bom, deixo 10% e se for excelente, deixo 20%.

Ao passar do tempo você começa a perceber que é bem raro encontrar um garçom que atende mal, já que o ganha pão dele é fazer o cliente feliz. E quanto mais satisfeitos ficarem os clientes, maior o ganho dele no fim do mês.

Bacana, né? ;)

POSTS RELACIONADOS

DEIXE UM COMENTÁRIO

Nome *
Site

COMENTÁRIO*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Top